PRESIDENTE DA AAEAC DEMITIU-SE

30-11-2011 16:30

Dr. José Manuel Costa

 

 

 

 

 

 

O Presidente da Associação de Apoio ao Estudante Africano e Comunidades (AAEAC) Dr. José Manuel Costa demitiu-se das suas funções seis meses antes do término do seu mandato. Segundo o Imbondeiro apurou, as razões que estiveram na base da sua decisão são académicas. Esta a efectuar o mestrado em Ciência Política, Cidadania e Governação na Universidade Lusófona em Lisboa.

Durante o seu mandado, de cerca de 2 anos, a AAEAC  conseguiu reabilitar as duas sedes sociais de raíz, convertendo o espaço do PER 10 num Centro de Estudo e Apoio à Comunidade (CEAC) e o espaço junto à Gare do Oriente em sede social. Para o sucesso destas duas empreitadas, o executivo liderado pelo Dr. José Manuel Costa contou com o apoio material e financeiro da GRACE no âmbito do projecto GIRO.

A AAEAC, conseguiu pela primeira vez, o financiamento anual do projecto PAI II com o projecto Intercooltural financiado pelo ACIDI e concorreu igualmente pela primeira vez em parceria com outras colectividades da Alta de Lisboa com o projecto Allartes, financiaciado pela Câmara Municipal de Lisboa no âmbito do projecto BIP-ZIP que ainda estão a decorrer simultaneamente.

Realçamos também a operacionalidade do CEAC, junto da comunidade cigana como uma mais valia no processo de acompanhamento escolar e inserção social dos jovens ciganos residentes no PER 10 na Alta de Lisboa. Vai ser inaugurada muito brevemente o Ciberpoint neste espaço com 7 computadores em rede, retroprojector para complementar os trabalhos de apoio académico. Para além destas realizações, a AAEAC está envolvida em vários outras actividades em parcerias, para além de dar continuidade ao serviço de apoio social aos jovens estudantes carenciados em Portugal, graças a parceria que mantem com a polícia municipal de Lisboa.

O Presidente demissionário foi o mentor do projecto Casa dos Estudantes Africanos em Portugal, que continua válido e em negociações, porém, deixa o executivo, consciente das dificuldades que o grupo vai enfrentar até a realização da Assembleia geral marcadas para o primeiro trimestre de 2012.

Redordamos que a AAEAC apoia os estudantes africanos universitários em Portugal com bolsas de estudo multiforme, ajuda-os na integração sócio-profissional e encoraja-os ao retorno aos paises de origens. Desde o início do ano transacto passou também a apoiar as comunidades locais junto das suas áreas de implementação.

Ao presidente e amigo Dr. José Manuel Costa desejamos os melhores votos de sucesso na sua vida profissional e académica.