CIDADÃO, CIDADANIA E ACÇÃO

05-12-2011 12:20

Por:Alexandra Coutinho

 

Apesar de me considerar  uma pessoa esclarecida e com alguma cultura geral a verdade é que, no que diz respeito a cidadania, descobri, há pouco tempo, que não fazia a menor ideia de todos os valores e premissas que este conceito abrange. Para mim, cidadania era, não só ser cidadão de um país ou seja nacional desse país, mas também ter as condições de poder exercer os meus direitos e deveres básicos como por exemplo: o voto.

Porém, a verdadeira cidadania é muito mais do que isso! A verdadeira cidadania é um agir activo na sociedade sem esperar que as coisas aconteçam por si próprias, é arregaçar as mangas e juntar-se a outras pessoas para discutir problemas sociais e buscar soluções. O verdadeiro cidadão está sempre em busca da construção de uma sociedade colectiva mais justa. Procurar o bem comum significa lutar para que todos possuam os mesmos direitos e tentar beneficiar aqueles que são mais necessitados. É a preocupação com a educação das crianças. com o acesso ao ensino, à saúde, com os problemas do bairro, dos vizinhos, é lutar pela inclusão social. Para tal, é necessário ouvir os outros, dialogar com eles, haver troca e partilha de ideias e aprendermos uns com os outros.

 Este conceito deverá ser incutido nas nossas crianças para que elas cresçam difundindo esta concepção e transmitindo-a a quem a ignora. Eu? Eu tive consciência desta realidade ao praticar voluntariado; trabalhar com outros tendo em vista não o nosso benefício mas o daqueles que, ainda hoje, são estigmatizados pela sociedade devido à sua raça, cor, credo etc. Acredito plenamente que a sociedade poderá progredir se todos tiverem a verdadeira noção do que é cidadania mas para tal muito terá que ser feito...mas nunca é tarde demais para começar!